http://www.consulai.com/ consulai@consulai.com
CONSULAI E-NEWS Nº12
DESTAQUE
Um Feliz Natal a Todos!

Um Feliz Natal a Todos!

Apesar da incerteza e das preocupações que partilhamos com todos, olhamos para o passado e acreditamos que estes períodos de crise são cíclicos e olhamos para o futuro e acreditamos que com sacrifício e trabalho podemos ultrapassar as dificuldades. Estes tempos difíceis servem pelo menos para duas coisas. Para compreendermos melhor o empenho e o compromisso de quem está ao nosso lado. E para nos tornar mais atentos e solidários para com quem tem maiores dificuldades do que nós.

Apesar da conjuntura em que estamos, em 2012 vamos continuar na CONSULAI exactamente no mesmo caminho que nos trouxe até aqui. Vamos continuar a apostar no nosso país e nas nossas empresas. Vamos continuar a crescer com base nos mesmos valores: inovação, credibilidade e rigor. E vamos continuar a trabalhar lado a lado com os nossos parceiros de sempre. Um Feliz Natal a todos, na certeza que em 2012 estaremos juntos a trabalhar para um futuro melhor!


Consulai Participa em Projecto no âmbito do Programa EDP Solidária

Consulai Participa em projeto no âmbito do Programa EDP Solidária

A Consulai tem, desde Março de 2011, acompanhado a Fundação EDP num projeto de hortas urbanas e comunitárias. O projeto enquadra-se no âmbito do programa EDP Solidária, que todos os anos promove dezenas de projetos de apoio a populações desfavorecidas e em situação de exclusão social. Em 2011, a Fundação EDP decidiu apoiar dez projetos relacionados com hortas, que passaram a ser designados por Hortas Solidárias. A Consulai foi depois contratada pela Fundação EDP para acompanhar e promover iniciativas integradas nestes dez projetos, de forma a potenciar os resultados destas iniciativas e criar simultaneamente um modelo de replicabilidade para projetos futuros nesta área.

O desafio que nos foi colocado é exigente e complexo, mas muito motivador. Os projetos são diversos. A maioria são hortas integradas em instituições (IPSS) que trabalham com deficiência física ou mental, mas existem também projetos abertos à comunidade em geral. Além do apoio mais formal, que inclui a formação, o suporte técnico, os projetos das hortas e os abrigos para ferramentas, estamos a trabalhar na criação de uma rede de partilha de conhecimento e experiências que permita aproximar instituições e pessoas que tenham interesse no tema.

Nos últimos dois ou três anos, a agricultura passou de "besta a bestial". Há já algum tempo que só se ouvia falar de agricultura quando havia más notícias ou quando se pretendia realçar que os agricultores viviam de subsídios. Com a crise, as pessoas parecem ter finalmente compreendido o papel estrutural que o setor e o mundo rural têm no desenvolvimento do país. A participação da Consulai neste projeto vale por si mesma, pelos benefícios que gera e pelas pessoas às quais o projeto se dirige. Não obstante, a nossa satisfação é ainda maior por saber que estamos a levar a "agricultura à cidade" e a contribuir para que a imagem do nosso setor seja cada vez mais consistente com o valor que este realmente tem e sempre teve.


A Consulai Organiza as 2ªs Jornadas Temáticas em Pareceria com CITAB

Consulai Organiza Jornadas Temáticas em Pareceria com CITAB

A Consulai está a organizar, juntamente com o CITAB - Centre for the Research and Technology of Agro-Environmental and Biological Sciences, as 2ª Jornadas Temáticas do CITAB, dedicadas ao tema Mercado de Carbono: um caminho para a sustentabilidade do sistema agroalimentar, na Aula Magna da UTAD, a realizar em Vila Real, a 15 Dezembro 2011.
A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição, a qual pode fazer através dos contactos:

E-mail: citab@utad.pt
Telef.: 259 350 475.

Para mais informações consulte: http://www.citab.utad.pt/networking/?p=380


A colaboração com revista Vida Rural continua!

A colaboração da CONSULAI com a revista VIDA RURAL, na rubrica de Marketing, continua. Os últimos artigos foram dedicados aos temas:

NOVIDADES CONSULAI
  • ALINOPOR, Lda – Projeto de Investimento PROMAR
  • Cadova – Cooperativa Agrícola Vale Arraiolos, CRL - Monitorização do Sistema de Segurança Alimentar Implementado – HACCP
  • Casa Agrícola Dr. Augusto Gomes - Monitorização do Sistema de Segurança Alimentar Implementado – HACCP
  • Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, CRL - Implementação do Sistema Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar - ISO 22000
  • Cooperfrutas, CRL – Implementação do Sistema Integrado de Gestão Ambiental - ISO 14001
  • Crescer no Campo - Jardins de Infância, Lda – Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar – ISO 9001 e ISO 22000
  • Dardico, SA – Licenciamento Industrial e Auditoria ao Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 e aos Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar – GSFS (BRC) e HACCP
  • Evaristo Luis & Matos, Lda - Monitorização do Sistema de Segurança Alimentar Implementado – HACCP
  • Hortifarm – Produção Hortícola, Lda - Projeto de Investimento
  • Intersismet, SA – Avaliação Intercalar do PEDR de Angola
  • Jorge Manuel Pereira Simões Romano Pinela - Projeto de Investimento
  • Kapageste, Empreendimentos Turísticos, Lda - Implementação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão da Segurança Alimentar – ISO 9001, ISO 14001 e ISO 22000
  • Louzanoliva, Lda - Dimensionamento de Lagar e Licenciamento Industrial
  • Luis Carriço - projeto de Investimento
  • Luis Gonçalves Branco – projeto de Investimento e Apoio Logístico à Elaboração do projeto
  • Luis Vicente, SA - Auditoria aos Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar implementados – GSFS (BRC) e HACCP
  • Narest, Sociedade Nacional de Restauração, Lda – Auditoria ao Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar – ISO 9001 e ISO 22000
  • Prosa – Produtos e Serviços Agrícolas, SA – Implementação do Sistema de Gestão da Segurança Alimentar – GSFS (BRC)
  • Sérgio Nuno Filipe Pereira Leite - Projeto de Investimento
  • Sociedade Agrícola da Fonte do Pinheiro, SA - Monitorização do Sistema de Segurança Alimentar Implementado – HACCP
  • Sociedade Agrícola da Herdade dos Coutos, Lda - Projeto de Investimento
  • Soutos da Vila - Sociedade Agro-Comercial de Castanha, Lda - Monitorização do Sistema de Qualidade e Segurança Alimentar Implementado – ISO 22000 e referenciais Globalgap e Clube de Produtores Sonae
  • Val D’Aromas, Lda - Projeto de Investimento
NOVIDADES CLIENTES
  • António Silvestre Ferreira (Herdade do Vale da Rosa) renovou as certificação dos referenciais Tesco Nature’s Choice, Clube Produtores de Sonae, GSFS (BRC - classificação A), Vida Auchan e Globalgap
  • Casa Agrícola Dr. Augusto Gomes renova certificação Clube de Produtores Sonae
    Cooperativa Agrícola de Vidigueira, CRL obteve certificação GSFS (BRC) com classificação A
  • Dardico, SA renovou certificação GSFS (BRC)
  • Eurofrutas, SA e Risca Grande, Lda renovaram certificação nos referenciais GSFS (BRC) com classificação A
  • Soutos da Vila, Sociedade Agro-Comercial de Castanha, Lda  obteve certificação Globalgap e Clube Produtores Sonae
  • O Trevo - Gabinete de projetos e Estudos Agrícolas obteve certificação ISO 9001
EVENTOS NACIONAIS
EVENTOS INTERNACIONAIS
LEGISLAÇÃO
  • ALIMENTAÇÃO HUMANA
    Regulamento 1161/2011 de 14 de Novembro de 2011
    Altera a Directiva 2002/46/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, o Regulamento (CE) Nº 1925/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho e o Regulamento (CE) Nº 953/2009 da Comissão no que se refere às listas de substâncias minerais que podem ser adicionadas aos alimentos.
    Regulamento 1129/2011 de 11 de Novembro de 2011
    Altera o anexo II do Regulamento (CE) N.º 1333/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho mediante o estabelecimento de uma lista da União de aditivos alimentares.
  • AMBIENTE
    Decisão 540/2011 de 18 de Agosto de 2011
    Altera a Decisão 2007/589/CE no que se refere à inclusão de orientações para a monitorização e a comunicação das emissões de gases com efeitos de estufa decorrentes de novas actividades e gases.
  • ORGANIZAÇÃO COMUM DE MERCADOS
    Decisão 670/2011 de 12 de Julho de 2011
    Altera o Regulamento (CE) N.º 607/2009 que estabelece normas de execução do Regulamento (CE) Nº 479/2008 do Conselho no que respeita às denominações de origem protegidas e indicações geográficas protegidas, às menções tradicionais, à rotulagem e à apresentação de determinados produtos vitivinícolas.
  • PRODUÇÃO ANIMAL
    Regulamento de Execução 931/2011 de 19 de Setembro de 2011
    Relativo aos requisitos de rastreabilidade estabelecidos pelo Regulamento (CE) Nº 178/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho para os géneros alimentícios de origem animal.
“Se estiver interessado em receber a actualização de toda a legislação relevante para o seu sector, deverá enviar um mail para consulai@consulai.com  para aderir ao WebService”
Para deixar de receber esta newsletter envie-nos um email com o assunto remover